A 28 de setembro de 1999 foi assinado o Contrato de Concessão do Terminal XXI, um projeto pioneiro para a região de Sines e construído de raiz pela PSA International. O projeto incluía a construção de um cais de acostagem com 383 metros e uma capacidade instalada de movimentação de 600.000 TEUs. Dotado de equipamentos e infraestruturas topo de gama, a PSA Sines apostou numa equipa dinâmica, resiliente e empenhada e, no dia 31 de maio de 2004, o terminal recebe a sua primeira escala, o navio “MSC Cristiana”.
Com excelentes níveis de produtividade e com a oferta de serviços de fiabilidade e excelência, o Terminal de Contentores de Sines foi ao encontro da confiança depositada pelos nossos clientes e parceiros no Terminal XXI e foi tendo um crescimento sustentado ao longo dos anos, para fazer face às exigências do mercado e demonstrar que Sines é verdadeiramente a “Porta de Entrada do Atlântico”.
2004 | 2011 | 2015 | 2016 | 2022 | 2024 | |
Cap. Instalada (`000 TEUs) |
600 | 1.200 | 1.800 | 2.300 | 2.300 | 2.700 |
Cais (m) | 383 | 730 | 946 | 946 + 200 | 1150 + 200 | 1350 + 200 |
Gruas de Cais | 3 | 6 | 9 | 10 + 2 Móveis | 10 + 2 Móveis | 12 |
Área de Parque (ha) | 10 | 15 | 35 | 35 | 35 | 40 |
Em outubro de 2014, o Terminal atinge o seu primeiro grande marco: 1 milhão de TEUs movimentados.
Com uma localização geográfica privilegiada, na interseção das principais rotas marítimas, Norte-Sul e Este-Oeste, o porto de Sines é um porto de natural de águas profundas e o único em Portugal que permite receber e operar os maiores navios porta-contentores que navegam no Mundo.